quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Sonho meu?

Apesar de existirem bastantes sonhos que gostaria de realizar em minha vida, não é sobre estes sonhos que quero falar aqui. É sobre os sonhos que temos quando dormimos. Aqueles às vezes maravilhosos, às vezes bem tenebrosos que enchem nossas cabeças quando caímos nos braços de Morfeu.

Acabo falando sobre sonhos de uma forma bem hipotética. Não sei o que é sonhar. Não sonho, ou melhor, não lembro de meus sonhos quando acordo no dia seguinte. Por mais que eu tente lembrar ou mesmo imaginar o que aconteceu não consigo, parece que simplesmente dormi e acordei. A impressão é que minha mente desliga neste período. Para mim é um verdadeiro enigma.

Não sonhar é um acontecimento que me deixa intrigado. Por que eu não sonho? Algumas pessoas mais esclarecidas já me disseram que sonhar eu sonho, só não lembro deles. O fato é bastante curioso, às vezes eu tenho a sensação de ter uma vaga lembrança de algum detalhe que poderia ter acontecido durante a noite. Mas fica só na sensação, nada é concreto, nada liga com nada. Por mais que eu tente não consigo lembrar de algum detalhe, alguma pessoa ou mesmo de algum lugar.

Morro de inveja quando ouço uma pessoa contando algum sonho que teve. Sempre me dá a impressão de que existe algo errado comigo. Sempre fico imaginando como será isto? De que jeito acontece? E o mais interessante que eu acho é que acordado eu sou uma pessoa eminentemente sonhadora. Basta parar o que estou fazendo um instante, minha cabeça voa em pensamentos desvairados e é preciso um grande esforço para voltar à realidade. Para mim cai bem a expressão - sonhar acordado.

O fato me chateia bastante. Para amenizar fico pensando que apesar de tudo, ainda existe um lado bom nesta estória, aliás, conheço pessoas que até sentem inveja deste lado. Como não tenho sonhos, também não tenho pesadelos. Bom, não é?

2 comentários:

Odilon disse...

Os sonhos acompanham o período de sono conhecido como REM. A privação de sono REM pode levar à loucura e morte. Portanto, medicamente, chegamos a conclusão que o distinto paciente sonha.

Agora um bom analista pode descobrir o porque de não lembrar. Se for freudiano legítimo encontrará alguma ligação com bloqueio de memória incestousa, travestido de id paranóide.

roberto bezzerra disse...

...é gozada mesmo esta coisa de sonho/não sonho...

eu já sonho e lembro com freqüência do que sonhei e me fascina a mistura de personagens e das épocas diferentes e que na vida real nem se conhecem...nos meus sonhos elas convivem numa boa...
e juro que eu não tomo nada!