segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Um país sem passado.

Acho muito estranho esta falta de lembranças, ou melhor, falta de passado, característica bastante comum encontrada em quase todos os brasileiros. Parece que nada que pertence ao passado da nação importa. Ou pior, não importa nem as coisas boas nem as ruins. Simplesmente passou, já não existe mais.

Estava dando uma olhada no Diário de Noticias, de Portugal, e encontrei uma notícia que, se não tivesse lido naquele diário, não estaria sabendo até agora. O texto com o título de AO MAIS BELO INDIIDUALISMO DO MUNDO, tratava de enaltecer um antigo jogador brasileiro, da época em que jogadores brasileiros só jogavam no Brasil, com um texto cheio de elogios que me fez ficar cheio de orgulho de nossos craques.

O elogiado é Manoel Francisco dos Santos - popularmente chamado de Mané Garrincha, sem nenhuma dúvida um dos melhores jogadores de todos os tempos. Ontem, pelo que diz o texto do jornalista Ferreira Fernandes, fez 25 anos de sua morte. O artigo enaltece tanto o jogador a ponto de chamá-lo de herói. Muito comovente.

Alguém viu em algum jornal brasileiro, pelo menos duas linhas sobre o fato. É amigos este país nunca vai ter história.


http://dn.sapo.pt/2008/01/21/opiniao/ao_mais_belo_individualismo_mundo.html

2 comentários:

Adriana disse...

Me lembro que quando era pequena ouvia falar nele.Pelo que passa pela tv é melhor que o Pelé.

roberto bezzerra disse...

Também só ouvi uma "chamadinha" na tv, de maneira meio tímida, quase mixuruca, como se estivessem
noticiando um pneu furado de bicicleta alí na esquina...