sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Andar de trem é uma viagem.

Uma das coisas que gosto de fazer na vida é viajar de trem. Para mim sempre teve sabor de aventura. Como todo bom brasileiro é claro que não posso satisfazer este gosto com muita facilidade por aqui. Este excelente meio de transporte foi bastante negligenciado no país. Acabamos por optar pelo modelo americano de rodovias e mais rodovias e parece que só conseguimos buracos e mais buracos. Não temos nem uma coisa nem outra.

Lógico que não sou um grande conhecedor do assunto, mas para quem já andou desde a Maria Fumaça da Mogiana até o trem-bala, Paris-Montpellier, na França, acho que posso dar meus palpites. Realmente viajar de trem além de seguro é uma delícia. Só o fato de não ter que dirigir, apreciar as paisagens e dar grandes cochilos com o sacolejar dos vagões, já é algo, em minha opinião, muito bom.

Minhas aventuras em cima dos trilhos começaram já na minha infância, quando íamos visitar uma tia que morava a 40 quilômetros de minha cidade. Depois a grande viagem de mudança para São Paulo, doze horas serpenteando com a Maria Fumaça, como já contei aqui em um post passado.

Já adulto, adorava ir ao Rio de Janeiro com o trem leito que sai por volta de onze horas de São Paulo e chegava ao Rio na manhã seguinte. O trem era chamado de Trem de Prata, era todo feito de aço. As cabines eram muito boas, existia um grande sofá que não sei como, se retorcia todo e virava uma belíssima cama, já pronta para dormir, um pequeno banheiro privativo e lógico todo o glamour dos vagões bar e restaurante, realmente um luxo, dava até para imaginar estar no Orient Express.

Depois disso, vieram minhas viagens na Europa, em quase todos os países que fui andei de trem. Diferente daqui os trens por lá são o meio de transporte mais importante e, tanto os trens turísticos como os de carga são muito bons, de uma pontualidade nunca vista, até os minutinhos são respeitados. Todas minhas viagens por lá sempre foram muito emocionantes e acabaram deixando grandes recordações para contar para quem quer que seja no futuro, já que parece que não vou ter netinho.

É realmente uma pena não termos mais este tipo de transporte por aqui, quem sabe um dia, em um futuro distante, nós poderemos contar com esta aventura.

3 comentários:

Anônimo disse...

O amiguinho tem razão, é tão bom viajar de trem. Como você disse, é uma aventura. Fiquei tão cheia de lembranças de minha infância que acho que vou fazer um textozinho para enfeitar meu blog.

Odilon disse...

Realmente a Anunciatta tem razão - tu falares de viagens de trem traz uma saudade do tempo em que a gente usava este meio de transporte aqui no Brasil. Nos meses de julho íamos para a cidade do meu avô de trem, era fascinante.

Quem sabe um dia isto não possa voltar.

Adriana disse...

Me lembro de uma viagem de trem que fiz com meu pai...nossa faz tanto tempo,mas são bons momentos que levamos pela vida a fora.Vc e Odilon hoje capricharam nos posts.