sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sweet memories.

Este da foto sou eu. Uma fotografia clássica.

Lembrança de meu primeiro ano primário, como se dizia na época. Livros sobre a mesa, mapa do Brasil atrás, braços cruzados em cima da escrivaninha e placa informando qual a série, no meu caso 1º. Ano. Tudo perfeito, todos poderiam dizer que se tratava de uma criança dócil e comportada. Doce ilusão, se vocês focarem no cabelo, ele com certeza vai denunciar que não era nada disso.

Na realidade, esta foto escolar faz parte de uma lista de lembranças. Com certeza para quem tem uma idade perto da minha, alguns anos a mais, alguns a menos, esta lista trará grandes recordações. Para os mais novinhos serve como informativo de como também se era feliz na era pré-computador.

Lista comentada de objetos, apetrechos e eventos escolares, datados de pouco mais da metade do século passado:

Boletim escolar - tinha que voltar com a assinatura do responsável;
Carteirinha escolar – o inspetor de alunos recolhia e carimbava a freqüência diariamente;
Fazer fila no pátio antes de entrar na sala de aula – por ordem de tamanho e com distância de um braço do companheiro da frente;
Cantar o Hino Nacional – com obrigatoriedade de saber a letra de cor;
Marchar na Semana da Pátria – em algumas escolas com direito a banda ou fanfarra;
Fazer prova com papel almaço pautado, quadriculado e em branco – dependendo da matéria;
Ter prova de ditado e leitura oral – um martírio;
Aulas de religião, música e trabalhos manuais – com apresentação no final do ano;
Ter um tênis Conga azul marinho – para fazer aula de educação física.

Estas são as pérolas que me vêm à cabeça. Alguém se recorda de outras?

5 comentários:

Lele disse...

Estudei em colégio de freiras e tínhamos ainda:
- a oração da semana,
- o uniforme de gala para as festas,
- prova mimeografada (com aquele cheiro de alcool)
- exame médico anual
- pão com molho na cantina
hummmmmmmmmm esse era bom. heheheh

Adriana disse...

E você desfilou alguma vez no Sete de Setembro??O uniforme tinha que estar limpo e tinha uma fita no cabelo.Cda ano a fita era de cor diferente.Nossa!!você foi fundo ,mas a sua foto é linda ,também tenho assim,só que o globo Mundi ficava a esquerda e bandeira do Brasil e de Minas a direita.Legal estas lembranças.

Odilon disse...

Apesar da memória não estar tão boa quanto a sua, também, sinto saudades de algumas destas atividades. Lembro das aulas de canto orfeônico e da dificuldade que tenho até hoje de cantar até Garota de Ipanema.

Agora, amiga Adriana, não me recordo de desfilar de fita no cabelo. Ainda mais de cores diferentes a cada ano.

Anônimo disse...

Eu só herdei o boletim, a carteirinha e as aulas de música e religião, claro em colégio marista!

roberto bezzerra disse...

Fiz todas estas atividades no tempo de colégio e mais outras que não ficaria bem divulgar por aqui.

Só lamento não ter mais uma foto como esta.
É um clássico..