sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Fama é fama.

Monte Santo de Minas
Há tempos atrás, em minha terra, existia uma festa muito famosa na região, a de Nossa Senhora Aparecida. Naturalmente ela acontecia no mês de outubro, de três a doze mais precisamente. O gran finale acontecia, naturalmente, no dia da santa com festejos que traziam à cidade um grande número de visitantes.

Eu nasci durante esta festa. O ano, deixa quieto. E graças a uma antecipação de 02 dias vocês não estão lendo textos do Aparecido. Era o desejo de meu pai, se eu nascesse dia doze. Ainda diante de um impasse, prevaleceu o bom senso de minha mãe que resolveu me batizar com o nome do meu pai. Ela dizia que o havia convencido praticamente, no leito, na hora do parto.

Sou o sexto filho, depois de uma série interminável de meninas. Então, imaginem a felicidade com o nascimento do rebento. Nasci à noite, na hora da festa. Festa que meu pai parou para anunciar nos alto-falantes, que eram bem comuns em festas da época, o nascimento do Júnior.

Contam as pessoas mais velhas de Monte Santo, que ele invadiu a quadra onde acontecia o festerê e com sua Harley-Davidson, ficou fazendo círculos, muito barulho e gritaria. E não sossegou até conseguir parar a festa para fazer o anúncio. Radiante de felicidade. Com certeza não sabia, naquela hora, a encrenca que havia arrumado.

Com todo este acontecimento eu fiquei uma pessoa bastante conhecida na cidade. Era o filho do Otavio da festa. Esta fama me acompanhou durante muito tempo. Até a poucos anos atrás quando ainda visitava minha cidade com certa assiduidade, era só falar para alguém com mais idade que era o filho do Otavio que já vinha logo em seguida a pergunta, o da festa?

Fama é fama. E os caminhos para ela são os mais variados possíveis.

5 comentários:

roberto bezzerra disse...

Olha só, Monte Santo existe, tem
foto e tudo!
Eu já estava pensando que era uma
lenda, um lugar idealizado, tipo uma Shangri-La...
Que bom que teu pai cedeu às ponde-
rações da tua mãe!! Não sei se eu
gostaria de ter um amigo que se
chamasse A-PA-RE-CI-DO...

Christiane disse...

Eu também prefiro Otávio. Sorte a sua de ter chegado mais cedo!

Odilon disse...

Olha não tenho predileção pelo nome de Aparecido. Mas o apelido de Cidão ia ser o uó do borogodó, cara.

Anônimo disse...

Em tempo: seu pai devia ser muito chique chegando na festa de N.Sra. de Harley!

Adriana disse...

Conheço sua terra ,batante hospitaleira.Ainda tem os doces de leite cremoso com queijo??Mas Aparecido ninguém merece!!!