terça-feira, 18 de dezembro de 2007

As avós são um mistério.

Porque toda mãe, quando se torna avó, amolece totalmente qualquer rigidez que por ventura tinha na educação dos filhos?

Com a minha não foi diferente, aliás, com os netos ela fez tudo totalmente ao contrário do que sempre espalhava aos quatro ventos na minha infância. Comigo e minhas irmãs ela foi muito, mas muito rígida mesmo. Uma educação exemplar, como se dizia na época. Aprendemos tudo sobre respeito e boas maneiras. Tudo acontecia dentro dos moldes estipulados por ela. Dona soberana de nossa educação, ela trazia todos dentro dos padrões estabelecidos.

Quando vieram os netos, de rígida passou a totalmente flexível. Em nossa época, nada podia e conseguir alguma regalia era uma árdua tarefa de convencimento. Com os netos, tudo podia, conseguiam que ela aceitasse situações que, às vezes, deixavam minhas irmãs bastante contrariadas.

Para os netinhos ela mesma apresentava as mais variadas e cabeludas desculpas. Já com os filhinhos, por qualquer motivo, virava uma fera. E nós, com medo de levar umas boas chineladas, corríamos para perto de quem? Da minha avó, naturalmente. Que escondia a gente atrás de sua saia e não deixava minha mãe concluir seu intento e, assim, tornava-se a nossa defensora, contra os rígidos castigos que minha mãe dava. Ela estava sempre disposta a interceder por nós. Era um amor de velhinha, quer dizer um amor de senhora, visto que na época ela devia ter uma idade bem perto da minha hoje.

Eu acho bastante curioso este amolecimento das mulheres quando se tornam avós. O que será que acontece? Não sei. Para mim isto sempre foi e sempre será um mistério.

3 comentários:

roberto bezzerra disse...

Quando eu nasci, só tinha uma avó,
com quem eu convivi somente até os meus 9 anos.
Portanto, minha "netice" eu exercitei muito pouco e não me lembro de ter aproveitado muitas
"molezas" da relação avó-neto.
Para mim, ela era só mãe do meu pai, minha avó, portanto, e ponto!
Mas acho legal, essas avós tipo livro de historinha do Monteiro Lobato.
Minha mãe, quando virou avó,ficou terrivelmente mais tolerante para algumas coisas e terrivelmente mais rígida para outras.Então, sei lá...

Odilon disse...

Como eu pequei a fase de avó da referida senhora, sempre achei que ela fosse assim por natureza. Pelo menos comigo que não tinha idade de neto.

O motivo deste amolecimento de atitudes, também, não sei. Deve estar ligado ao fato de já ter cumprido uma missão e agora querer aproveitar o lado avozona.

Acho que quando eu ficar velho vou ficar muito mais mole também. Mais tolerante.

Adriana disse...

Para nós mulheres é fácil entender.
É um mistério feminino as transfomações.Me lembro pouco das minhas vós.A minha mãe não se importou quando a primeira Maria quebrou um cinzeiro de 30 anos que ficava na mesa de enfeite,mas eu tinha sido criada para nem encostar a mão lá.
Dá para explicar??