segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Casaquinho de Ban-lon.

Na realidade tratava-se de um conjunto de ban-lon. Uma blusa decotada de mangas curtas, confeccionada de malha sintética, relativamente justa no corpo, e um casaquinho de manga comprida ou três quartos, da mesma malha, na mesma cor, que era usado sobre a blusa.

Qualquer mulher, independente da idade, no final dos anos 50 começo dos 60, tinha pelo menos um conjuntinho deste. Por ser uma peça bastante prática era muito comum ter estes conjuntos em diversas cores, normalmente em tons pastéis, com condizia a uma moça de família da época, e os mais escuros, marrons e pretos, eram os preferidos das senhoras.

Prestem atenção ao assistirem algum filme rodado nesta época, com certeza irão ver alguma atriz com o tal conjuntinho, eles eram muito populares em qualquer parte do mundo. Além de bastante elegantes e muito comportados.

O tecido, ban-lon, não era exclusivamente feminino, foram criadas algumas camisetas masculinas do tipo pólo, mas não chegou a ser uma moda que marcou uma geração. Eram esportivas demais, e ficaram restritas à prática de esportes.

De tão comum que eram estes conjuntos inspiraram uma expressão muito engraçada – quando alguém queria referi-se a alguma coisa mais que bonita dizia: mais bonitinho que casaquinho de ban-lon, ou então, bonito? Bonito é casaquinho de ban-lon!

4 comentários:

Adriana disse...

Acredito que era a "coqueluche"da época!!e prático.

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento, Otávio, ajudou muito!

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento, Otávio, ajudou muito!

roberto bezzerra disse...

sei bem....eu estava lá, e para consertar algum fio puxado, recorria-se a uma boa e competente
cerzedeira....