domingo, 9 de dezembro de 2007

Cozinhar é uma arte.

Cozinhar é uma arte. Para a qual eu não tenho nenhum dom.

Inspirado pela amiga Chrises, vi tantas blogueiras escrever sobre culinária, nos links que tratam do assunto – ela está muito organizada. Procurei aqui a acolá e de repente me deparei com uma curiosidade, pelo menos para mim. Um Dicionário de Culinária.

Os termos que encontrei ali me espantaram. Nunca os tinha visto em lugar nenhum, muito menos em alguma coisa ligada à culinária. Santa ignorância. Fiquei tão empolgado com eles que resolvi trazer alguns para repartir com vocês.

Alguém sabe o que é branquear? Não pensem no Michael Jackson, estamos falando de comida. É o simples fato de mergulhar o alimento em água fervente alguns minutos. E isto branqueia o que? Que alimentos? O tal dicionário não diz. Se pelo menos a água quente tivesse um pouquinho de Cândida.

E clarificar, então? O propósito é deixar um caldo mais claro, mais limpo. Para tanto basta colocar, no tal caldo, mantendo a fervura, uma clara batida em neve. Ela tira todas as impurezas. Fiquei sem entender se o clarificar é por deixar claro ou por usar claras, um mistério. Imagino que o processo contrário, escurecer a neve, aconteça com as pobres das claras.

Outro, decantar. Nada a ver com o ato de botar o gogó para funcionar, aliás, é um procedimento bem sem graça. Só deixar um líquido descansar para que o sedimento se deposite no fundo do recipiente. Descansar quanto? Doze horas que nem o papagaio? Temperamental a comida decantada, não?

E estufar? Não, não é encher de ar. Este processo você já deve ter efetuado em sua cozinha, provavelmente já deve ter estufado alguma coisa. Se não estufou, coloque algum alimento para assar ou cozinhar em fogo lento e recipiente fechado que estará estufando. Tente. A primeira estufada a gente nunca esquece.

O mais engraçado já era um termo conhecido, não neste contexto, em outro completamente diferente. Sapecar era o dito cujo. A palavra é bem engraçada, mas o procedimento é bem simples, passar o alimento em chama viva. Alguém poderia me dizer se existe chama morta? E, se existir – qual o nome do procedimento?

Realmente, cozinhar é uma arte!

8 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Otávio,
Muito instrutivo o teu post, mas faltaram algumas informações:
1 - o endereço do dicionário, para a gente poder beber da mesma fonte
2 - na clarificação, não ficou claro que fim se dá para a Clara depois da limpeza: ela é jogada fora com as impurezas, ou permanece no caldo, como uma espécie de ilha flutuante?
3 - Percebo que você anda muito resistente a pesssoas, animais e procedimentos culinários temperamentais. Teria isso a ver com alguma interação pessoal sua com algum amigo particular, que te deixa assim?
Finalmente, devo dizer que este blog anda cada vez melhor. Merece os meus parabéns mais sinceros!
Aproveito este momento de discussão culinária para por em pauta um tema que já ia caindo no esquecimento definitivo: a ressureição da pizza... alguma sugestão?

Adriana disse...

Vai tentando,até hoje prefiro comer e lava os pratos.Vai tentando!!

Odilon disse...

Receita para o clarificação das claras: depois de utilizar as claras em neve para tirar as impurezas de um caldo elas devem ser separadas em uma vasilha transparente. Nesta vasilha com as claras impuras coloque um pouco do caldo em neve que ele fará a clarificação das claras retirando as impurezas.

Não sei se entendi bem. Você quer o caldo ou as claras sem impurezas?

roberto bezzerra disse...

Tu sabes muito bem que eu tenho sérias restrições a livros de receitas e coisas do gênero, pois a maioria, por discuido ou falta de consideração mesmo, parte do princípio que todo mundo sabe cozinhar e está acostumado com estes termos "técnicos"...
Será que eles pensam que somos filhos da Dona Benta?
(( bela ilustração !! ))

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Otávio (agora sim! rs),
Muito bom o post, tanto pela idéia quanto pelo estilo, tá de parabéns :)

Mas olha só, veja você, ontem mesmo eu dei uma estufada sem saber! (rs)

Anônimo disse...

IHHHHHHHHHHHHHHHHH.Já cozinhei muito mas estes termos nunca ouvi mesmo....porem hje nem lembro mais como se faz uma torta ou um ....sei lá o que...gosto mesmo hje e só comer japonesa ou chinesa , são divinas...uma irmã mha adoraria participar pois fez um curso d culinaria e congelamento que tinha termos parecidos ....

Anônimo disse...

IHHHHHHHHHHHHHHHHH.Já cozinhei muito mas estes termos nunca ouvi mesmo....porem hje nem lembro mais como se faz uma torta ou um ....sei lá o que...gosto mesmo hje e só comer japonesa ou chinesa , são divinas...uma irmã mha adoraria participar pois fez um curso d culinaria e congelamento que tinha termos parecidos ....