terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Uma declaração de amor.

Paris - 2004

Gosto muito de viajar, para mim é o que de melhor pode acontecer. Não sou preocupado com outros luxos como carro do ano, roupa de grife ou freqüência em lugares badalados. Meu negócio é viajar.

Não sou muito chegado em praias, acho bonitas, mas não tenho aquela fissura de ficar deitado ao sol. Gosto muito do clima da montanha. O problema é que me deprime um pouco. Meu foco concentra-se em um período em que o Brasil ainda não era conhecido, nem pelas praias maravilhosas. Gosto de cidades do período medieval e renascentista.

Outro período que gosto muito é o final do século XIX, começo do XX, a Belle Époque. O Impressionismo e a Art Nouveu são as coisas mais espetaculares que a França doou ao mundo. É de uma beleza sem igual. Acho uma agressão o que se faz por aqui com relação aos edifícios e a arte deste período.

Com isto, minhas possibilidades de viagem por aqui, acabam ficando bem limitadas.

Acabei me afastando um pouco dos meus propósitos iniciais que eram de enaltecer um lugar que gosto muito. Então, voltando. Quem me conhece sabe que eu sempre digo - meu lugar no mundo é Paris. Não que eu tenha ido muitas vezes nem sou um exímio conhecedor. Paris é o meu lugar, não por assiduidade, mas por afinidade. Acho a cidade linda. Tudo nela parece que tem um toque muito especial. Uma harmonia que não consigo encontrar em lugar algum.

Bobinho eu, não é? Só Paris. Mas é, foi amor a primeira vista, ou visita. Um amor que já existe há onze anos. Nenhum outro lugar conseguiu ofuscar esta chama. Em todos os lugares que conheci depois disto, eu fatalmente fui levado à comparação e Paris sempre ganhou.

São muitos os lugares que ainda pretendo conhecer. Alguns são monstros sagrados desde minha época de colégio, onde eu viajava em sonhos olhando o mapa mundi. E, desde aquela época meus olhos sempre voltavam para aquele pequeno ponto no coração da França. Ponto este que, agora eu sei, é o lugar mais bonito do mundo.

5 comentários:

Adriana disse...

Pris cidade luz.Bom vinho,ficar sentado apreciando o movimento. Romance ...Paris

Anônimo disse...

Eu ainda prefiro as pequenas cidades medievais... acho mais charmosas... mas aceito de bom grado uma viagem para Paris! ;-)

Odilon disse...

Não classificaria uma preferência construida na base de afinidade e bem-estar como bobinha. Realmente a gente deve declarar o quanto se gosta das coisas, das atitudes das pessoas, dos lugares onde estamos. Ser verdadeiro pode trazer uma série de vantagens, entre elas gostar de Paris.

roberto bezzerra disse...

Bom, eu não conheço Paris, mas quando alguém ou alguma coisa enaltece esta cidade-luz, sempre me vem à mente 2 coisas:
# Brigitte Bardot,
# Madame Patachou cantando
"Paris c'est une blonde"
voilà !

Anônimo disse...

bem sabes que de Paris só o perfume e as fotos....talvez um dia quem sabe....
Mas a Grécia vem antes ou Taiti ou Espanha ... quero praia muito sol , ar maritimo , areia pegando até pg. serve né.... ou um fundo de quintal deitada no colchão!!!!!! bju