quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Guris, eu ouvi!.

Como vocês já devem ter percebido, tenho muita afinidade com certo pessoal do Sul. Eu mineiro, sempre sou minoria em nossas conversas. Tão minoria que ás vezes, quando estão falando de acontecimentos ou pessoas de lá, esquecem das minhas origens e conversam comigo como se eu fizesse parte do contexto. E ainda querem que eu concorde com fatos, dos quais, não tenho o mínimo conhecimento.

Sou um bom ouvinte e o negocio deles é falar, e muito, sobre todos os assuntos. Donos de memórias prodigiosas lembram de casos que aconteceram com pessoas há décadas atrás. O caso de Dona Mimi, relatado por mim é um deles. Vocês sabiam que no início de sua carreira, quando ainda não existia o vídeo tape, a Hebe Camargo, tomava um Constellation (Connie para os íntimos) da Panair e ia fazer seu programa lá no Sul, ao vivo e sem cores?

Porto Alegre, nos tempos de criança deles, que só Deus sabe em que novecentos foi, era uma cidade que tinha praias. É, praia. Nas margens límpidas do rio Guaíba. Tinha gente até que ia veranear. Não chamam de férias como a gente, lá é veranear. E tinha casas, também de veraneio, em locais que hoje são bairros de POA. Chamavam veranear porque, literalmente, ficava-se fora todo o verão mesmo. De janeiro a março, a cidade ficava às moscas.

Tem a tal de Rua da Praia, que parece ser o local onde tudo acontecia, que só existe na cabeça dos porto-alegrenses. Acreditem, a tal rua não existe nos guias da cidade. Eles resolveram chamar a Rua dos Andradas de Rua da Praia e pronto! Esqueceram de vez a família mineira que tanto ajudou o Brasil nos tempos da independência.

E assim vai. Sempre tem um deles que se lembra de tal pessoa que morreu de tal jeito, daquela uma que foi Miss, de alguma coisa bem estranha ou ainda casos de pessoas famosas que só eles sabem de quem se trata. São tantas as estórias que para eu relatar teria que ficar aqui digitando dias e dias. Eu adoro e acho a maioria bastante engraçadas. Qualquer dia, para diversão de vocês, eu inauguro aqui um série de posts intitulados Guris, eu ouvi!

3 comentários:

roberto bezzerra disse...

Oooooolllhhaaaa....!
Não seja malcriado !! Mas é verdade...muito banho eu tomei no Guaíba, eu morava na Tristeza e do outro lado do Guaíba, ficavam a Praia da Alegria, a Vila Elza, a Ilha das Flores.
Eu achava ótimo banho de rio...
(long ago and far away)

Adriana disse...

Você me fez viajar por um dos lugares mais belos do país.Sempre amei o sul.Porto Alegre,sempre Porto Alegre.E o churrasco no Galpão Crioulo??Não critique a rua da praia!Nossa quanta coisa boa nestes blogs!!Guris,eu li!!!!!

Anônimo disse...

Muito bacana o post, mas agora eu quero ver um dedicado à nossa terra. Seja o estado, seja a capital, seja o povo - está lançado o desafio!