segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Comeugarrolemorreu.

Outro dia, após um lanche, eu estava falando com um amigo e ele começou a folhear um jornal. Imediatamente, tirei o jornal das mãos dele e falei a frase acima. Ele quase morreu de rir e disse que nunca tinha ouvido falar disto. Estranhei porque afinal, lá pelas bandas das Gerais é um ditado bem comum, uma frase que desde pequeno minha mãe já me falava com a finalidade de evitar que eu lesse durante ou após as refeições. Os velhos diziam que fazia mal. Como não bastava proibir, inventavam ditados.

Apesar de ter dito a ele que se tratava de um ditado popular da região onde nasci, fiquei pensando: será que isto é um ditado regional mesmo, ou será que é coisa familiar, mais restrita? Afinal só tinha ouvido minha mãe falar isto, no máximo as minhas irmãs. Tentei lembrar de alguém na minha infância falando. Não, só minha família, ninguém mais. Só em casa se comessegarrasselemorria.

Lógico que fui dar uma pesquisada. E não é que encontrei. Lá estava – forma popular de expressar a frase “comeu agarrou a ler, morreu”, muito popular no sudoeste de Minas Gerais e noroeste de São Paulo. Bem onde fica minha terra.

Então minha gente, cuidado! Comeugarrolemorreu. Podem divulgar.

5 comentários:

Pitanga Doce disse...

Êta nóis! Divulgar até divulgo mas ler depois das refeições...nunca mais. hehehe

abraços e gosto de te ver na árvore.

Odilon disse...

Ainda vou aguardar os comentários do pessoal daquele estado, referido no texto, para ver se realmente este é um ditado caseiro ou tem sentido mais amplo.
Será que existe algum tipo de leitura de exceção para a maldição ou tudo que garrole, mata depois do comeu?
Acho que merece um estudo científico.

Anônimo disse...

Bom dia, muito obrigada pela visita e pelo comentario deixado :)

Gostei muito do cantinho e hei-de voltar :)

Jokitas angelicais

roberto bezzerra disse...

Não conhecia não...nunca tinha ouvido falar nesta "ameaça doméstica".

Anônimo disse...

Tinha um que minha avó falava que era "quem come cantando, morre cagando", quem tivesse doido se empolgasse com alguma musica e soltasse un versinho a mesa, o ditado era usado instantaneamente.

Me lembrei tambem que qdo alguem peidava na mesa o bicho pegava, Deus virava as costas pro cara, ai fudeu.

Sera que ninguem pode ser multi-tarefa quando esta comendo?