domingo, 2 de março de 2008

A flor do Luis.

Um dos principais símbolos de poder e soberania, bem como de pureza de corpo e alma, era a flor-de-lis. Bastante cultuada na França medieval, sempre houve discussão a respeito da planta que teria dado origem à famosa figura de três pétalas que tanto marcou a história francesa. O enigma – seria o lírio ou a íris?

Algumas referências afirmam que a íris é a flor-de-lis. Existe uma grande semelhança entre elas, principalmente no perfil. A história conta que Luís VII adotou o desenho de uma íris como seu emblema durante as Cruzadas. Este símbolo era chamado de "fleur-de-louis" como referência a flor e ao nome do rei. Daí a origem do nome fleur-de-lis. A sua representação, como uma flor de três pétalas, tinha o significado da fé, sabedoria e valor, sendo adotada como emblema em honra à Santíssima Trindade.

Outras correntes vão para o lado do lírio. Os espanhóis já usam a tradução do nome para flor del lírio e defendendo, neste caso, o lírio como sendo a verdadeira flor-de-lis. Existe uma bonita lenda que ajuda a reforçar esta idéia, - no ano de 496 d.c., um anjo ofertou a Clóvis, então Rei do Francos, um lírio e ele como ato de fé se converteu ao cristianismo.

Existe ainda a interpretação de que ela teve sua origem na flor-de-lótus, do Egito. Outros referem uma inspiração na alabarda, um ferro de três pontas que era fincado nos fossos ou covas para espetar quem caísse por ali. Desta forma, a origem do famoso símbolo francês até hoje não foi esclarecida, ninguém afirma com certeza se é uma íris germânica, uma planta da família da Iridáceas com origem na Europa, ou se uma lilium pumilum da família das Liliáceas, originárias da Ásia.

Agora um fato já é notório no mundo da botânica - a flor-de-lis, conhecida por todos hoje em dia, não é a mesma flor cultuada pelos reis franceses na Idade Média. A sprekelia formosíssima, seu nome científico, é originária do México e da Guatemala. Conhecida também como lírio asteca, Saint James lily ou ainda Lis de Saint-Jacques foi introduzida na Europa por bulbos trazidos do México pelos espanhóis, no final do século XVI, bem distante da época em que o símbolo fulgurava nas bandeiras e armas do mais temido país europeu.

7 comentários:

Adriana disse...

Cultura é cultura!!!

Odilon disse...

Independente de ser a origem da flor-de-lis não há dúvidas que uma flor com nome de batismo de Sprekelia formossísima merecia estar nas bandeiras e estandartes dos Luises.

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/



Passem por aqui.

SAUDAÇÕES.

Anônimo disse...

Muito interessante, não conhecia a origem desta flor .

Boa semana

beijufas

Fátima disse...

Amigo,

Muito bom este texto. Muita cultura, não sabia muitas das coisas.
O blogue é muito bom!
Obrigada pela visita ao meu cantinho.
Vou adicionarte ao meu cantinho de amigos.

:-) beijinhos

roberto bezzerra disse...

Não fazia a menor idéia da origem do nome.
Foi bom saber!

Odilon disse...

Tem um baita desafio no Guris, eu vi!