sexta-feira, 13 de junho de 2008

O santo casamenteiro.

Hoje é dia de Santo Antônio. Para as pessoas, como eu, que nasceram no interior, esta é uma data bem especial, o início das festas juninas. Com certeza hoje na minha terra devem acontecer muitas comemorações, na cidade ou nas fazendas vizinhas. Realmente é um evento, muitas fogueiras, fogos de artifício, bandeirinhas e quadrilhas, com casamento na roça e tudo. Apesar de pequena a cidade normalmente já é muito animada, imaginem com um bom motivo.

Quando eu era pequeno e ainda morava lá, gostava muito deste período. Para a criançada era muito divertido. Tudo começava sempre no dia 12, véspera do dia de Santo Antônio e Dia dos Namorados. Como o santo também é conhecido como casamenteiro, era normal que as garotas, e as não tão garotas assim, fizessem algumas simpatias para que o santinho ajudasse a encontrar um par.

Como sou o único filho homem de uma família com seis rebentos, e, além disso, o penúltimo, lá em casa a data era uma festa. Minhas irmãs e as amigas, todos os anos, insistiam com novas simpatias para prender algum moçoilo. Era bastante divertido. Lembro-me bem de uma delas - escrever o nome do escolhido em um papel e cravar com um facão no tronco de uma bananeira, à meia-noite. Eu nunca entendi direito a simbologia do facão cravado e da bananeira para tentar conseguir um marido, mas era muito engraçado ver aquele bando de mulher fazendo fila na direção do fundo do quintal. Mesmo com medo do escuro e do que poderia aparecer por lá, elas sempre cumpriam sua missão. Pobres das bananeiras.

Outra simpatia era, também à meia-noite, quebrar um ovo dentro de um copo com água e deixá-lo até o dia seguinte, no sereno. Se o desenho formado lembrasse um vestido de noiva era sinal de que o casamento estava próximo.

Mesmo com todas as simpatias, não me lembro de nenhuma sortuda, incluindo minhas irmãs, que tenha conseguido o intento. O que não impedia de sempre tentarem a mesma coisa no ano seguinte.

23 comentários:

Luna disse...

Precisamos sempre de acreditar em algo , e sonhar, a fantasia é bom na vida
bj

Ana disse...

Santo António é festejado aqui também, de forma semelhante. Na principal avenida da cidade de Lisboa há marchas, com arquinhos enfeitados e balôes, e nos bairros populares há arraiais durante toda a noite. E, também aqui, ele é considerado o santo casamenteiro. As possibilidades de sucesso nos pedidos que lhe são feitos, é que não devem ser muito diferentes nos dois lados do oceano :-)
Um beijo.

roberto bezzerra disse...

gosto destas lendas misturadas com o folclore religioso-festivo...
a imagem do santo é sensacional !

Odilon disse...

A persistência é uma das virtudes humanas. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. E se elas casaram como afirmar que não houve um auxílio do santo?

mundo azul disse...

...se davam certo, não lembro...Mas, era bem divertido!
Gostei de ler o seu texto e lembrar de coisas tão distantes...
Beijos de luz e muita alegria no seu coração!!!

Rui Caetano disse...

Ninguém vive sem acreditar.

andorinha disse...

Tradições que se recordam, sinais que ficam do tempo.

MARIPA disse...

Além de Santo António ser chamado de santo casamenteiro ,também é conhecido como o advogado das coisas perdidas. A ele recorrem as pessoas quando perdem (ou lhe roubam) alguma coisa. Eu sou uma delas e não é que o Santo me tem ajudado?

Santo António é venerado por este Portugal com festas religiosas e festinhas populares com bailaricos.

É um Santo tão querido e simpático que consegue agradar a toda a gente!

Beijo carinhoso.

Fay van Gelder disse...

Bom és um verdadeiro homem entre as mulheres, ehhhh ...

Bjo

Adriana disse...

Copiaste as ideias de Odilon ou foi o contrario?Se precisar de daminhas as minhas estão treinadinhas.

Naty disse...

Ola passei para te visitar e gostei .parabens,voltarei
bjs naty

Fay van Gelder disse...

Bjo querido e fica bem :)

Nanda Nascimento disse...

Simpatias inusitadas, essas são novidades.

Beijos e flores!!

Adriano Veríssimo disse...

haushaushashaushaushau

Simpatias...é quem diga que já se casou com algumas dessas...

rs

Muito bacana seu espaço!

= )

abraço

Adriana disse...

Onde andas querido amigo???Venha postar estou com saudades de ler as suas!!

Nanda Nascimento disse...

=)

Um excelente domingo para ti!!

Beijos e flores!!

Fay van Gelder disse...

Bjo Grande

MARIPA disse...

Ah,ah, estou convencida que o Santo António levou o amigo Otávio... Já sinto saudades das suas palavras. Quando volta?

Beijo carinhoso.

Anônimo disse...

Não sabia que ai festejavam o santo antonio :) estou sempre a aprender coisas do meu pais :)

Beijufas de Luz!!

Unknown disse...

Olá Otávio.
Que surpresa! Não sabia que por aí o Stº António também era apelidado de santo casamenteiro.:)))
Estamos sempre a aprender...
Obrigada pela visita.
Bjs

Nanda Nascimento disse...

=)

=)

Beijos e flores!!

MARIPA disse...

Saudades dos seus textos...

Beijo carinhoso.

Anônimo disse...

aninha diz:
em tempo um pouco atrasada...
sabe que essa historia de simpatias e verdade!!!! Quer rir um pouco??Esse santo é porreta , pois qdo me senti só ganhei um e o coloquei de cabeça p/ bxo, e 0não é que arrumei um moçoilo? e passei p/ meu querido LU a imagem e não e´ que ele tbm arrumou uma moçoila?? até que bem simpatica ...
bjinhos